Conceituação
Determinação das especificidades do Conhecimento Tácito (CT) e estudo da variedade, incluindo seus componentes Proximal(P) e Distal(D) e os desafios do aprendizado individual e organizacional relacionados com o mesmo.
Tópicos principais:
- Conceitos Chave:
- talento, habilidade, competência,
- atitude, comportamento, hábito, cultura,
- instinto, aprendizagem, compreensão,
- percepção, intuição, gestalt, heurística,
- especialização, perícia,
- kow-how, inteligência,
- dado, informação, conhecimento, sabedoria,
- serendipidade, ignorância tácita.
- Os componentes P e D da dimensão tácita;
- O mito da aprendizagem pela experiência;
- Riscos na transferência de conhecimento;
Exercício:
- Determinar os componentes P e D em casos de CT de domínio público.
Exemplos: facilidade para distinguir rostos e vozes; capacidade de identificar músicas a partir das primeiras notas; habilidade dos comediantes imitarem voz e trejeitos de personalidades públicas e celebridades; etc.
Sérgio Lins - Abril de 2006
<< Home