10 abril 2006

Agenda

  • O ambiente: Exposição e troca de idéias sobre o ambiente e as características das relações interpessoais, interdepartamentais e inter-organizacionais que ocorrem onde prolifera o Conhecimento Tácito.
  • Conceituação: Determinação das especificidades do CT - Conhecimento Tácito, incluindo seus componentes Proximal(P) e Distal(D) e os desafios do aprendizado individual e organizacional relacionados com o mesmo.
  • O que dizem os pensadores: Troca de idéias sobre a epistemologia e teorias de alguns pensadores de renome que trataram do conhecimento, suas especificidades e desafios relativos à sua criação, compartilhamento e transferência.
  • Casos mais comuns: Exposição e comparação de situações, em diversos ramos de atividade, nas quais se identificam resultados especiais obtidos pelo uso de uma experiência, uma prática, ou um saber difícil de ser repassado para outros indivíduos.
  • Crítica de assertivas: Discussão sobre afirmações, quase sempre sem fundamentos, abordando crenças, hábitos, preconceitos, valores e paradigmas, relativos a negócios e métodos, que influenciam a aceitação, transferência, desenvolvimento e multiplicação do CT nas organizações.
  • Casos vivenciados: Exposição e comparação de situações baseadas em experiências dos participantes, nas quais eles conseguem identificar resultados excepcionais decorrentes do CT de um ou mais indivíduos.
  • Abordagens e estratégias: Considerações sobre formas de tratar os desafios e a inter-relação de forças orientadas para a divulgação e a transferência de CT nas organizações.
  • Modelos, métodos, técnicas e ferramentas: Considerações sobre hipóteses de fluxos do conhecimento e análise das possibilidades formais de criação de ambiente organizacional para a estimular a divulgação e a transferência de CT.
  • Construtivismo: Apresentação da abordagem construtivista como paradigma para transferência de conhecimento tácito, considerando as implicações das teorias de alguns pensadores: Bruner, Piaget, Vygotsky, Glasserfeld, e outros.
  • Sistemas Especialistas: Considerações sobre métodos e técnicas de aquisição e transferência de conhecimento típicas da Engenharia de construção de Sistemas Especialistas.
  • Depoimentos: Apresentações de práticas de gestão do ambiente de Conhecimento Tácito feitas por convidados externos que se envolveram com as experiências.
  • Aplicação dos conhecimento adquiridos: Esboço de um projeto de Gestão do Conhecimento que contemple a dimensão tácita do conhecimento organizacional.
Sérgio Lins - Abril de 2006


Free Hit Counter